Infraestrutura

Descrição das Instalações

A sede do IGEF, constituída por um conjunto arquitectónico de 3 edifícios, irá albergar as acções de formação regional, destinadas aos dirigentes e quadros superiores dos Estados Contratantes, bem como as acções de formação a nível nacional, referentes a Angola. Estão também sedeadas as unidades orgânicas, tais como os Departamentos: i) de Formação Profissional Especializada; (ii); Académico e de Investigação Aplicada; (iii) Administrativo; (iv) de Documentação, Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação; e (v) Secretaria de cursos. Estará apetrechado com salas de aula, gabinetes de trabalho, alojamento e outras instalações sociais adequadas ao alojamento dos formandos e formadores. 

O edifício destinado às acções de formação tem duas funções, acolhe a parte académica e a parte administrativa. De uma forma geral o edifício na zona central apresenta um Hall com pé direito triplo, ou seja em toda a altura do edifício (3 andares). É servido por elevadores e caixa de escadas de serviço. A parte direita do edifício é reservada aos serviços administrativos e a parte esquerda é reservada a área académica, com 4 salas de aula (18 formandos cada sala), 1 sala de voz (12 pessoas), 1 sala de informática (12 pessoas) , 1 sala de estudo (12 pessoas), 1 sala de grande dimensão para biblioteca, 2 salas de actividades e 1 sala de investigação. O edifico é ainda servido por 1 auditório com capacidade para cerca de 120 pessoas.

 

As áreas destinadas ao alojamento de formadores e formandos estão organizadas por funções / pisos. Os 1º, 2º e 3º andar são reservados para quartos, 58 quartos simples (com WC), para alunos e 7 suites para professores. O piso térreo, corresponde à zona comum do edifício, alberga o Refeitório dos alunos, o bar e o minimercado. Neste edíficio estão também localizados os serviços de lavandaria e 1 ginásio, devidamente equipados, com acesso directo pelo Hall, servido por elevador e escadas de serviço. A área comum em cada piso é constituída por 1 sala de actividades, para lazer, e uma pequena lavandaria. Saliente-se que tantos os quartos como as suites são servidos por sistema WI. Também é colocado à disposição do corpo docente e dos investigadores, dos formandos e do pessoal do IGEF, um restaurante devidamente equipado. 

Nos espaços exteriores encontra-se uma via executada em cubo granítico da região que circunda ambos os edifícios incluindo passeios pedonais. A restante zona é reservada a jardim. Existem ainda 51 lugares reservados a estacionamento. Na zona posterior do edifício de ensino, encontra-se uma zona circundada por passeio pedonal e no seu interior um jardim com uma pequena estrutura de lazer. Na zona frontal do edifício de ensino, existe um lago com chafariz e um campo desportivo. Estão garantidos o abastecimento de água e electricidade, possuindo um depósito de água, grupos de bombagem, e um depósito de combustível e respectivo equipamento de abastecimento a dois geradores.

Sede do IGEF no Lubango

O IGEF ficará sediado na quase centenária e bela cidade de Lubango, capital da província de Huíla, no centro sul de Angola. As obras de construção do edifício estão em fase de acabamentos prevendo a sua inauguração para o segundo semestre do presente ano.